14 maio 2008

Acordo Ortográfico - Fim do Português de Portugal

A maior parte das pessoas pensa que o acordo ortográfico apenas implica que algumas palavras mudem de nome, mas isto na verdade é uma grande mentira:

"E para uma mais clara relação dos países lusófonos, no seu conjunto, com o resto do mundo – nos fóruns internacionais, como na ONU, os documentos oficiais não terão que ser mais traduzidos para as duas variantes da língua lusa, como acontece até agora."

Isto foi tirado de um manifesto que defende o tratado e quer que seja antecipado, não assinem este: http://www.gopetition.com/online/17740, mas leiam para ver o que ele defende

Ou seja o Português de Portugal ou Português Europeu morre!

Investiguem e oiçam o que motivo pelo qual defendem este acordo.

É verdade que o Brasil tem são 190 milhões e Portugal uns meros 11milhões. É verdade que existem mais Brasileiros e Portugueses espalhados pelo mundo fora. Mas não sei quantos são.

E pior os brasileiros passam a ser os que falam um Português correcto e nós passamos a ser os atrasados. Nice, não é? Nem sequer temos o direito de proteger o nosso dialecto, porque sim, somos uma minoria. Protege-se os dialectos como o Mirandês, e o Português de Portugal deita-se fora.

Se não acreditem investiguem oiçam os defensores do acordo.

Eu acho piada é a isto, a UE respeitou a nossa língua, a ONU também, nós não.

Por favor assinem a petição, avisem os vossos amigos, os vossos familiares toda a gente que consigam, façam barulho vosso blog, avisem colegas no emprego.

http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/

Se o acordo não for cancelado em breve vamos ser todos portugueses de 2ª, não sabemos a língua oficial do nosso país. O nosso português passa a ser estranho e os brasileiros vão voar à nossa frente em qualquer emprego em que tenhamos de escrever umas linhas.

Quem contraria um brasileiro agora para escrever documentos oficiais de uma empresa? Só um que conseguisse escrever Português de Portugal correcto, agora a situação inverte-se. É que nem para gestor de projecto, nem para consultor, porque por vezes esses documentos têm caracter oficial ou podem ter de ir a tribunal. E nenhuma empresa pode ser interpelada por ter um português estranho arcaico, porque é isso que o Português de Portugal vai ser.

Leiam, aprofundem, quanto mais lerem, mais grave e preocupante é para nós. Eu só não percebo quando se defendem os outros dialectos, porquê acabar com um dialecto que é falado por uns 10 milhões de pessoas.

Sem comentários: