27 março 2008

Arroz salva Telemóveis Aquáticos?

Hoje li num artigo mais uma história de uma telemóvel que foi salvo temporariamente por arroz.

O principio é sempre o mesmo, colocar um telemóvel num ambiente em que se absorva toda a humidade.
Eu pessoalmente se tivesse um problema destes começava por lhe tirar a bateria, porque mesmo desligado, a maioria dos telemóveis estão ligados (ex. despertador).

Depois aquecia com um secador ou no forno arroz cru até uma temperatura morna para desidratar um pouco o arroz, depois deixava o arrefecer fechado para que ao arrefecer não absorvesse água do ar.

Quando o arroz estivesse frio, limpava eventual água da tampa do arroz e metia lá dentro o telemóvel e a bateria, e deixava lá um dia ou dois, provavelmente pelo meio voltava a desidratar o arroz.

Existem variações que podem incluir a utilização de desumidifadores, o que pode resultar se for um activo, só experimentando, ou a utilização de um secador, mas neste caso eu recomendaria não usar o secador no quente, apenas no ar frio. Mesmo assim, tenho algum receio que o secador empurre água para sítios onde esta não tinha chegado, uma vez que dependendo do tempo que esteve submerso a água poderá não ter chegado a todo o lado.

Pensando melhor, a melhor opção até deverá ser o desumidificador, embora seja um processo que eu suspeito que vá demorar mais tempo, até porque o que o desumidificador faz é tirar água do ar de uma zona mais ampla da qual faz parte o telemóvel.

Bem, a quem tiver este problema, boa sorte, já ouvi muitos casos de sucesso, mas não garanto nada uma vez que não tenho qualquer experiência neste assunto e cada telemóvel é um caso bem diferente, alguns até são à prova de água. Por isso avancem à vossa responsabilidade.

Apenas deixo aqui os meus bitaites para que quando tiverem um problema destes pensem no assunto primeiro.

Sem comentários: